Dicas para uma boa concretagem

O advento do concreto dosado em central trouxe ao mercado ganhos de qualidade. A obediência as normas vigentes, os rigorosos controles de recebimento – manuseio – estocagem de matérias primas, a utilização de dosagens cada vez mais racionais, entre outros, possibilitaram atingir-se produtos diferenciados, confiáveis e de exterma qualidade ao mercado. Entretanto estes cuidados representam somente uma parte, é de suma importância estabelecer-se um canal de troca de informações detalhadas e precisas, entre a empresa fornecedora e o cliente. Para isto elaboramos algumas dicas que julgamos importantes de serem observadas, para o atingimento do máximo rendimento do produto
final acabado – O CONCRETO.

  • DEFINIÇÃO CORRETA DO CONCRETO A SER UTILIZADO

    Solicite ao projetista ou responsável técnico a correta especificação do concreto a ser utilizado. Normalmente estas propriedades repassadas são: resistência característica do concreto (fck), o tipo de brita a ser utilizada e o slump (que corresponde a consistência e trabalhabilidade). Lembre-se que exigências diferenciadas em relação ao desempenho do produto concreto em seu estado fresco ou no estado endurecido, exigem especificações mais detalhadas.
  • CONTRATAÇÃO DA EMPRESA FORNECEDORA

    Analise antecipadamente a empresa que irá contratar. Observe a qualificação técnica do fornecedor, verifique se o mesmo tem a capacidade de atender as suas demandas na obra. Certifique-se igualmente que a empresa obedece as normas brasileiras vigentes (NBR´s). Por último, se for o caso, visite o local de instalação da empresa, verifique in loco os seus processos de produtivos e de controles.

  • DA FORMALIZAÇÃO DA VENDA

    A formalização da compra do concreto normalmente é feita através de um contrato ou pedido entre as partes. Este documento será cadastrado dentro do SISTEMA DE CADASTRO DE NOVOS CLIENTES, passando a ter um número ou código. Todas as informações serão parte integrante deste banco de dados. Por isto verifique e analise o contrato em todos os seus itens e cláusulas. Certifique-se que está adquirindo o correto produto especificado pelo projetista. Solicite e exija do vendedor todas as informações necessárias. Em caso de dúvida, ligue para nossas centrais ou então clique aqui para falar conosco, teremos o máximo prazer me ajudá-lo
  • DOS CUIDADOS DA OBRA ANTES DA CONCRETAGEM

    Alguns cuidados devem observados pela obra alguns dias antes com o intuito de otimizar as diversas etapas de concretagem a serem executadas posteriormente. Verifique a fixação e travamento das caixarias, bem como os escoramentos das estruturas a receberem o concreto. Lembre-se que o peso do concreto em seu estado fresco é de aproximadamente 2.200 kg a cada metro cúbico. Veja se os acessos para a trafegabilidade e estacionamento dos veículos betoneiras e bombas estão adequados a suportar os pesos dos mesmo. Um caminhão betoneira com 8 m3 de concreto pesa ao redor de 20 toneladas mais a tara do cavalo. Disponibilize 02 (dois) sacos de cimento e 02 (dois) carrinhos de areia para confecção de argamassa ou nata de lubrificação da bomba, caso o concreto seja do tipo bombeado.Tenha mão-de-obra qualificada e devidamente equipada (EPI’s) e, também em número suficiente para aplicação do concreto. Em no mínimo 04 pessoas para pequenas concretagens.